30.12.15

O personagem do ano no futebol brasileiro


Olha, se tem alguém que passou 2015 oscilando entre o céu e o inferno no esporte mais popular do Brasil, foi esse daí da composição tosca de fotos acima: Dudu, atacante do Palmeiras.

No alvorecer do ano, era um dos nomes mais concorridos no mercado da bola nacional, depois de boa temporada pelo Grêmio. O trio de ferro paulista o disputou, dando aos palmeirenses um sentimento de vitória dupla em clássicos após o anúncio da nova casa do jogador.

O desempenho verde na fase de classificação do Paulistão não foi brilhante, porém depois que a equipe eliminou o Corinthians na semifinal, em Itaquera, chegou à decisão em pé de igualdade contra o Santos, que decidiria em casa.

Abriu 1 a 0 no jogo de ida, no começo, e num contra-ataque do segundo tempo teve excelente chance de ampliar, com um pênalti a favor e um adversário expulso do outro lado. Dudu foi pra cobrança, mas acertou somente o travessão e a bola saiu por cima. Decepção moderada, pois apesar do placar ter sido magro, a vantagem era palmeirense pra partida de volta.

Domingo seguinte, na Vila Belmiro, o time anfitrião veio com outra postura e saiu na frente, deixando tudo igual. Ainda antes do intervalo, mais um problema para o Palmeiras ter que contornar: Dudu se estranhou com Geuvânio com a bola parada, antes de uma falta para os visitantes. O santista foi ao chão e o árbitro expulsou o palmeirense. Inconformado, o atacante caminhou na direção do juiz e o empurrou acintosamente, pelas costas. Teve de ser contido, chorou, fez papelão. Foi feio. No final, deu Santos e boa parte da bronca pela derrota caiu nas costas do camisa 7.

Além desse fardo, tinha o julgamento no STJD, pois havia a denúncia de agressão ao árbitro da finalíssima. Inicialmente houve a condenação por 180 dias, o que tiraria Dudu dos gramados no restante do ano. Felizmente pra ele e o Palmeiras que houve recurso e um acordo no novo julgamento reduziu drasticamente a pena, para 6 partidas de suspensão.

Mesmo assim, ele foi o artilheiro do Alviverde no Brasileirão, numa campanha que flertou com o G4 em boa parte do torneio, até cair na parte final e ficar no miolo da tabela, sem aspirações. Seria pouco, se não fosse o feito do time na Copa do Brasil. Nem sempre convincente mas bastante competitivo, o Palmeiras eliminou Cruzeiro, Internacional e Fluminense, este nos pênaltis, e reencontrou o Santos na decisão.

Dudu e seus colegas não se saíram bem na Vila, onde o Peixe venceu por 1 a 0. Só que vieram com tudo no Allianz Parque, atacando e marcando melhor. Os visitantes seguraram-se somente por um tempo, porque no segundo o camisa 7 brilhou. Dois gols, vibração no calor da torcida, sentimento de Já Acabou com o 2 a 0, que de fato sacramentava a conquista. Parecia faltar pouco. Mas aí, nos minutinhos finais que restavam, o Santos descontou. E vamos pros pênaltis de novo. Dudu ficaria no quase de novo?
 

Não, o berro de campeão sufocado até a última batida da decisão por pênaltis finalmente saiu. Dudu celebrou com os companheiros, gritou, chorou, farreou. Foi bonito. Por mais batido que seja o jargão de que a vida é uma sucessão de altos e baixos, assim foi o ano que se encerra para esse jogador (ufa, que ano!). Que em 2016 tenhamos mais um personagem "na gangorra" pra destacar, de preferência com final feliz também!

Nenhum comentário: