18.2.15

Mas blog pessoal? Pra quê?

Se vc pode postar o que quiser no Facebook?

Não é a mesma coisa. O Face é uma rede social, onde vc tem um perfil e não compartilha tudo com todo mundo. Alguns conteúdos, só pros amigos. Outros, só pra um de cada vez. E seleciona quem são seus "amigos", agrupa-os, os hierarquiza. 
ICQ, MSN, Orkut: a Internet já coleciona lápides. Mas o blog vive!

O blog é aberto: digitou ou acessou o link, entrou. E viu tudo. Diferença sensível para mim, que uso o espaço não pra publicar intimidades, mas para compartilhar reflexões, dicas, experiências marcantes, pontos de vista, sugestões e por aí. E não somente pros camaradas.

Em sendo "um livro digital" aberto, qualquer post é facilmente recuperado. Mesmo que conste nos primórdios dos arquivos. Outra vantagem: poder resgatar postagens, o que é bem mais trabalhoso no FB, bem como no Twitter, que uso até mais do que o blog, mas mais para me informar e compartilhar sobre temas de interesse.

Claro que é muito mais difícil ter engajamentos no blog do que no Facebook, onde basta um clique pra curtir e dois pra comentar e compartilhar. O blog pede um mini-cadastro, e deixa o comment oculto, lá no pé da postagem, sem fotinha e talz. Bem menos atraente, como é hoje o que foi pop no passado da web (sim, os anos 1990-2000 já são os tempos antigos da rede...)

Só que o objetivo aqui é muito mais se expressar e registrar "para sempre" do que ser popular. Então dá-lhe bológue!

2 comentários:

Bela Anequini disse...

Querido,
Você tem toda a razão!!
É mito mais fácil curtir uma foto comovente, ver um vídeo engraçado ou curtir um texto que algum conhecido postou sem lê-lo até o final!
Gastamos tanto tempo no Facebook, e o nosso tempo e nossa paciência estão cada dia mais curtos.
Admiro sei engajamento e vou continuar a ler pq você é sensacional no face, no Blog e nos livros de contos!
Parabéns e continue a escrever porque...
#nãotemjeitovocênasceuparaisso
#naotevejeito

Bruno Pessa disse...

Brigadão, Belinha! Mto feliz de te encontrar aqui e ver que é uma visitante frequente ;)