20.1.07

TURISTA IRRITADO NO VERÃO DA BAHIA*

Primeiro dia na praia. Turista branquelo de pavio curto, mas animado pelo início das férias de verão, recém-chegado à terra da alegria. Enfim, a praia!
- Nossa, que ventania (segura o boné na cabeça, com a mão). Onde é que eu vou ficar, tá chapado de gente! (o boné sai voando pela areia). Merda!
- Bom dia, patrão. Posso pegar uma mesa?
- Ah sim, por favor (o garçom se afasta). Patrão... Você acha que eu ia contratar alguém com um cabelo desses??
Mesa de frente para o mar.
- Tá bom aqui, patrão?
- Sim sim, ótimo.
- Uma cervejinha pra começar? Aperitivo, casquinha de siri, um peixinho?
- Só uma cervejinha, tá?
- Perfeito patrão!
...
- Finalmente sossego... Eu e o mar!
- Queijo assado, vamo aê? Água, refri e skol! Olha o coco! Milho verde! Sorvete geladinho! Espetinho de camarão! Peixe frito! Sanduíche natural! Salada de fruta! Salgadinho! Amendoim torrado, castanha do pará! Caranguejo! Tapioca, cocada e cuscuz! É a empada divina! Empadinha maravilhosa, vai uma senhor??
- Não, não... Obrigado (repetidos 19 vezes). Haja saco...
...
Sol a pino. Mormaço abafando. Difícil procurar uma sombra. Difícil manter o sorriso.
- Tatuagem de henna! Vamo fazê uma no braço?
- Não, não... Obrigado.
- Dá pra fazer nas costas, na perna. Tem tribal, dragão, várias figuras, é só escolher.
- Hoje não.
- Por que não, homi??
- Não tenho mais idade para isso. Nem pele, olha a minha cor!
- Com uma dessas você vai ficar negão em 2 dias!
- Obrigado, fica pruma próxima (o cara desiste). Ficar negão... Esse aí enlouqueceu...
...
Mais vento. O guarda-sol titubeia. Mas não há para onde ir. Música baiana bem alta. Mas ele esqueceu seu iPod com 512 exemplos de rock.
- Bosta, viu... Só falta essa p... voar!
Dito e feito (Murphy always wins). Pelo menos os ambulantes deram uma trégua. Deram?
- Chapéu de praia! Canga e saída! Rede! Tererê no cabelo! Colares, pulseiras e brincos indígenas! Camiseta, 1 por 5, 3 por 10! Óculos de sol! Show do Harmonia do Samba! Passeio de escuna! Banana Boat! CD e DVD: O melhor da Bahia!
- Não, não... (11 vezes)
...
Aproxima-se um desafortunado com um ramo artesanal de alhos.
- Vai aí, chefia?
- Não, não.
- Esse é do bom, 5 anos de garantia!
- Não quero, obrigado.
- Com um desses a sogra vai embora em 24 horas. Com 3 atrás da porta, vai em 12 horas!
- Obrigado, sou solteiro, não preciso!
- Tá certo, boa tarde.
...
- Será que minha cara não deixa claro que não quero nenhuma dessas porcarias? Não é possível...
...
- Ostra com limão, uma delícia, vamo prová?
- Não, não...
- A primeira é grátis, tá na mão! (oferecendo)
- Obrigado mesmo... (recusando)
- Sem compromisso. Se não der negócio, dá amizade.
- ...
- Fica 2 por 3 reais, beleza?
Vira o rosto para esconder a fúria. Adianta. O cara vaza em silêncio.
...
- É o sândalo! Muda de orquídea! Avião de isopor! Bicicletinha de arame! Chimbiquinha (calhambeque) de lata! Peixe de madeira (que mexe o rabo)! Artesanato indígena! Porta-aperitivos, cocares e mais penas! Foto na revista! Foto indígena!
- Não! (vezes 10). Deus, o que me falta aparecer??
Várias casinhas de passarinho, feitas de tronco, surgem em sua frente.
- Olha o trabalho do baiano, o único da Bahia!
- Minha filha, moro em apartamento e odeio aves. Muito obrigado e passar bem!
...
No segundo dia na praia, preferiu matar pernilongos no quarto do hotel...

*O autor nada tem contra os ambulantes baianos. Embora fictício, o turista é extremamente verossímil, dada a veracidade dos diálogos e personagens supracitados.

6 comentários:

Anônimo disse...

E o "finalmente sossego, eu e o mar"? hahahaa... Como pode odiar aves?Além de pombos, claro.. hahaha
O bom é que agora tá "finalmente sossego" mesmo, ou finalmente meu namorado.. =) Te amo!haha Só não comento mais, pq tá irresistível vc aqui e eu não quero perder tempo!

Anônimo disse...

bom... mas de qq forma a bahia é o máximo!!

Unknown disse...

Muito real o post Bruno (e engraçado também)!

A melhor parte: "Se não der negócio, dá amizade!". Rachei aqui sozinho!

No aguardo agora do retorno do Turista a sua casa!

Um abraço!

Anônimo disse...

Fala Brunão!
Que texto engraçado...esse turista conseguiu se divertir por lá afinal? haha. E para lembrar todos os "serviços" oferecidos, a imaginação dos vendedores vai longe né?
O pior é que precisamos tomar cuidado com uma coisa...às vezes vamos nos irritando tanto que o último a vir acaba pagando o pato por todos, nos seguramos e acabamos descontando o acúmulo na pessoa errada, coitada, tá só trabalhando, hehe.
Abraço.
PS. Essa tal de Arika tá te xavecando nos comentários heim, acho que ela quer alguma coisa com vc, haha.

Anônimo disse...

Hehe... Lembrei-me de quando fui pra Porto Seguro também...

Anônimo disse...

Depois desse post, acho que vou rever meu Carnaval na praia... rssss!
Abraços meu e do Eder!