30.5.16

Li e recomendo: RAAM, Mr. Milan

RAAM é a abreviação para Race Across America. Uma prova de maratona ciclística, cruzando os Estados Unidos por dias e dias, anualmente desde 1982. Em 2014, teve 3.020 milhas (4.859 km) de extensão, da costa oeste (Oceanside, sul da Califórnia) à leste (Annapolis, vizinha de Washington, D.C.), no mês de junho.

É a 10a vez em que o empresário brasileiro Marcio Milan a encarou, desta vez numa equipe com mais três integrantes, dois brasileiros e um português. Isso sem contar uma equipe de apoio que auxiliou o revezamento dos ciclistas durante todo o percurso, em vans adaptadas e preparadas para uma jornada de mais de uma semana.

Desta vez, o staff teve um jornalista e um fotógrafo registrando essa aventura. Que virou o livro que pude adquirir com o autógrafo do jornalista, meu ex-colega de pós-graduação Wagner Hilário, do fotógrafo, meu colega de trabalhos recentes Luiz Machado, e do protagonista da história, Mr. Milan, em evento no ano passado, registrado no meu Instagram.

Um livro-reportagem-viagem, fazendo jus ao Jornalismo Literário que Wagner e eu aprendemos na especialização em 2006-07. Recheado, detalhista, contextual, informativo-analítico-opinativo-emocional na medida certa. As descrições do andamento da competição são postas adequadamente em segundo plano, com relações e comportamentos entre as pessoas da equipe predominando, num constante tom de humanização. Ou seja, adorei! Inclusive porque o pano de fundo é uma prova esportiva, em que a superação depende de muito esforço, disciplina e um algo a mais que só grandes atletas e equipes conseguem colocar em prática para atingir seus objetivos - mote que muito me cativa também.

A trajetória do time Vencendo Desafios na RAAM 2014 foi marcada por percalços, surpresas e até decepções, porém fizeram muito bonito. E foi saboroso ler essa experiência sob a lente de Wagner, tanto que li uma segunda vez, até para pontuar uns toques de revisão que passei pro colega. As imagens de Luiz também são belas. E a dedicação de Marcio Milan, um senhor superatleta de 65 anos de idade (na época da competição), admirável. Enfim, vale muito pedalar nessa leitura!

Para quem quer saber mais, o livro tem página no Facebook (clique aqui), onde estão repercussões interessantes, como essa vídeo-resenha, por exemplo.

26.5.16

Hit das Antigas: Eu Menti, Razão Brasileira

Espaço para o pagode, dos clássicos, que marcou os meados dos anos 1990. Embora se chame "Eu Menti", também ficou conhecida como "Aí vem o desespero", pela força do refrão. 

Não sou o único a reverenciá-la tanto tempo depois. Guardei um tweet do amigo Mario "Alemão" Monteiro, quando destacou a canção entre suas trilhas sonoras preferidas.

Se você se lembrou um pouco, achando que a letra começa na parte do "O amor, faz a gente enlouquecer...", aprenda ela inteirinha:




Eu menti
Quando disse que não te queria
Quando disse que minha alegria
Era viver longe de você

Eu menti
Pois o meu coração me obrigou
E nos meus olhos você pode ver 2x
Que está sofrendo o meu interior

O amor
Faz a gente enlouquecer
Faz a gente dizer coisas
Pra depois se arrepender

Mas depois
Vem aquele calafrio
E o medo da solidão 2x
Nos faz perder o desafio

Aí vem o desespero
Machucando o coração
Eu me entrego por inteiro 2x
Implorando o seu perdão

-> Para conferir todos os Hits das Antigas postados no blog, clique aqui

15.5.16

No Medium: Padre - Igreja - Amor + eu

Mais um textão publicado no meu perfil do Medium Brasil, fazendo paralelo entre a história de um padre excluído da Igreja Católica, que conheci em Bauru, e minha trajetória recente no catolicismo. Clique aqui para conferir!

6.5.16

No trabalho: com illy e Pinhalense

Nos últimos meses vivemos mais um período de trabalho intenso na ADS, com a preparação e realização de mais uma premiação anual de qualidade do café, para nosso cliente illycaffè. O 25º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso foi a terceira edição deste evento do qual participei, como membro do estafe da agência, que ralou pra caramba no dia 6 de abril passado.

Curioso que nós do staff passamos quase que anonimamente pelo evento, que é social, demanda trajes de gala, pois ficamos de "uniforme" preto, nitidamente em serviço, ao contrário dos convidados. Mas como a edição das Bodas de Prata do concurso teve homenagens a parceiros históricos, como a ADS, aparecemos no vídeo que todos assistiram durante a cerimônia, nessa foto aí embaixo produzida na sala de reuniões da agência, no ano passado. 




E porque merece o reconhecimento, a turma vestida de estafe:




Além da illycaffè, figuro na equipe de atendimento à Pinhalense Máquinas Agrícolas, que atendemos para assessoria de imprensa (ou melhor, relacionamento com a mídia) desde março. Essa fabricante de equipamentos para a agricultura fica em Espírito Santo do Pinhal, interior paulista. A acompanhei em feiras do setor em Guaxupé (Femagri), sul de Minas Gerais, e Ribeirão Preto (Agrishow), esta muito familiar! Vem mais por aí nas próximas semanas. A foto abaixo é do estande da Pinhalense na Agrishow.