5.5.15

Li e recomendo: U-93 - A entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial

Grande reconstituição histórica sobre um acontecimento que nós brasileiros não conhecemos tanto como a Segunda Guerra Mundial, por exemplo. É por isso, também, que é inegável o mérito do jornalista e escritor Marcelo Monteiro, que já havia escrito sobre o conflito de 1939 a 45.

Ele te coloca pra dentro daquele momento da vida brasileira, uma República ainda ganhando forma, com uma narrativa rica em detalhes e pontos de vistas. E dá uma aula de marinha bélica, apresentando o contexto dos submarinos e demais navios de guerra que os livros tradicionais de história geral pouco ilustram.

O gaúcho e gremista colorado Monteiro, hoje na imprensa porto-alegrense, foi meu colega de iG Esporte durante poucos meses, mas fiz questão de cumprimentá-lo pelo sucesso (já que ele superou a tendência de a maioria dos jornalistas representarmos projetos frustrados de escritores) quando ele voltou à Pauliceia para o lançamento do U-93 na última Bienal do Livro, ano passado.

Demoraram vários meses, porém concluí a leitura e deixo aqui esse livro-reportagem-história como indicação de boa (e em vários pontos divertida) leitura aos amigos, sejam eles "da imprensa" (conforme expressão do próprio autor) ou de fora!


Nenhum comentário: