14.11.07

QUEM NUNCA SONHOU QUE ESTAVA PELADO EM PÚBLICO?

Nenhum sonho é 100% realista, claro, mas esse é curioso e surpreendentemente recorrente: de repente vc se descobre pelado no seu sonho, sem saber como ficou "nesse estado" e porque, de uma hora para outra (e não desde o começo), sente vergonha dos que o vêem assim!

Eu já sonhei, sei de amigos que sonharam e só o Orkut conhece mais de mil pessoas que também sonharam. Um dos moderadores de uma das comunidades orkúticas falou do assunto:

"desde pekeno eu tinha esses sonhos,mas depois q cresci fiquei um bom tempo sem te-los..um belo dia tive novamente e resolvi fazer a comunidade. eu ja sabia q varios amigos meus ja haviam tido esse sonho, mas n esperava q a comunidade crescesse dessa maneira.

o motivo de acontecer com tanta gente eu nao sei...dizem q eh insegurança,acho q por termos esses sonhos com +frequencia qndo somos +jovens, deve ter algo relacionado com o medo da criança de ficar pelada em publico,principalmente no colegio onde so tem pessoas conhecidas q te veem todo dia.

po meus sonhos pelados sempre foram mto rapidos,n lembro direito deles+em geral eu ia p/colegio como se fosse um dia normal,e reparava q todos me olhavam e depois ficava constrangido pois percebia q tava pelado..."

Como foi com vc??

Um comentário:

Rodrigo Ken disse...

Grande Pessa! Lembro do dia em que falamos sobre estes sonhos! hehehe
Também tive esse sonho quando ainda estava em período escolar - escola, colegial, faculdade.
Acredito que esteja ligado não ao fato de ficarmos realmente pelados em público enquanto crianças. Perceba que uma criança não tem vergonha de estar nua. A vergonha é algo do adulto. Ao ver uma criança nua, o adulto (maldito) olha para ela e solta um: "Ah tá peladinha! Noooossa, não pode ficar peladinha." A criança então começa a sorrir - porque o adulto sorriu pra ela e falou num tom de gracejo. O adulto - burro, porque toda criança é que é inteligente - interpreta então o sorriso da criança como um sorrido de vergonha, como se ela estivesse encabulada. Coisa que não está.
Pronto, está instaurada na criança a vergonha.
Mas, enfim, acredito que esse tipo de sonho tenha muitos significados e cada autor e personagem pode dizer com mais exatidão o seu próprio significado. Aos meus, penso que tenha ligação a um receio de ser quem realmente se é. Em idade escolar estamos, a todo momento, nos formando enquanto pessoas. Daí nossos valores, referenciais, estão em constante revisão. Estamos deixando valores que nos foram passados, para colocá-los a prova. Re-significá-los. E com isso formar nossos próprios valores, conceitos, referenciais.
Estamos nos despindo de "roupagens" que não são propriamente nossas.
Com isso a insegurança, pois o processo é de mudança.
O que esquecemos é que enquanto adultos as mudanças ainda continuam a acontecer.
Então vem a questão: não temos mais medo de ficar pelado, ou já estamos pelados e não percebemos?
Grande abraço meu amigo!