14.9.07

MAIS UM TRABALHADOR - APÊNDICE (para entender melhor, leia o texto anterior) Que fique claro que defendo "uma vida a passeio" motivado não por determinações materialistas ou fúteis; pelo contrário. Livres do peso da luta pela sobrevivência, temos mais condições de sermos produtivos no que realmente vale a pena na nossa breve passagem pela vida: aproveitá-la no que ela tem de belo e colaborar para que os outros possam fazer o mesmo. Isso nada tem a ver com a exploração travestida de necessidade nobre chamada trabalho, justificada apenas pela injustificável necessidade de ter que ganhar dinheiro para sobreviver!

2 comentários:

*Arianne* disse...

Entendi, que não precisa ser assim como é, vir ao mundo a passeio de uma forma que ainda ninguém veio, não tem nenhum exemplo vivo, atual. Vir ao mundo a passeio, mas não nesse, ou simplesmente pra não pra se comportar da forma que as pessoas que aqui vieram a passeio se comportam.

Anônimo disse...

Caríssimo Bruno,

(Mandou bem, Arianne!)

De fato, ninguém está aqui a turismo, embora os que mais se "alcem a esse privilégio" demonstrem ser os que menos o merecem...

Conosco acontece o seguinte: somos pequenos burgueses, os que estão no amplo espectro do limbo entre os extremos. Temos a consciência de que vida é mais do que nos mostra a realidade, ao mesmo tempo em que precisamos de uns mangos honestos para garantir o marmitex para requentar no dia seguinte, pelo menos.

Daí entramos em contradição: sabemos que existe melhor e divisamos um pouco de como é, mas não podemos estar lá como e quanto gostaríamos (ainda).

Por outro lado, há a necessidade de vender nossa mão-de-obra para não prejudicar o mínimo indispensável e alavancar-nos para benesses mais aprazíveis.

Confesso, é difícil conciliar isso em nossa cabeça e manter uma constante de esforços de qualidade. Mas precisamos continuar insistindo, não "lutando com a vida", mas se reconciliando com ela.

A rotina e a dificuldade nos mostram que nossa fé e disciplina ainda não são chegaram a uma excelência que dirima nossas imperfeições.


[]s


P.S (Post-scrap) Visite o blog do Silvio Bicudo, dito "Borrazópolis"
(http://silviao.cortes.zip.net), vale muito a pena! Ele é poeta e criatividade é com ele mesmo!