1.11.25

Mais um poder da criança

Quando tem criança por perto, o adulto se desarma, se permite brincar, sorrir a troco de pouca coisa, quer agradar o pequeno e gracioso ser. Isso eu já sabia e percebi ainda mais depois que tivemos a Nina.

Quando uma família ganha uma criança, ela é transformada. Uma alegria a invade, novas razões para confraternizar, planos para conquistas em momentos conjuntos. Isso também não é novidade.

O que eu descobri nesses dias foi o poder da criança de aproximar vizinhos. Pessoas que moram do nosso lado, no mesmo prédio, mas de relacionamento distante, frio, que a gente no máximo cumprimenta quando encontra na garagem ou elevadores.

Nina gosta do Halloween e soube da brincadeira de as crianças passarem nas casas vizinhas perguntando "doces ou travessuras?" para colher guloseimas. Uma brincadeira saborosa, por que não? Convidamos os vizinhos do prédio para aderir à brincadeira e um terço dos apartamentos, mais ou menos, entrou na dança.

Os encontros foram calorosos, quando passamos com Nina batendo às portas. Notamos a consideração, o preparo, o carinho. Oportunidade rara pros adultos quebrarem o gelo, depois de bons anos em que o último evento coletivo, uma festinha junina, movimentou e reuniu o pessoal do prédio. 

Se não fosse uma criança na origem da proposta, ela teria tanta adesão e sucesso no desfecho? Provavelmente a sexta-feira do Dia das Bruxas seria uma noite qualquer lá no condomínio, não a especial que acabou sendo.

Vamos sentir saudades dessa Nina de 5 aninhos!




16.5.25

Estamos ao vivo no aposta10

Sempre que tem rodada do Campeonato Brasileiro de futebol da Série A, temos a live de Palpites do Brasileirão, no YouTube do aposta10. Tem sido assim desde a 6ª rodada, e hoje gravamos pré rodada 9. 

Estou conduzindo a empreitada, preparando a gravação, realizando a transmissão e tocando o papo com os colegas tipsters de futebol do a10, Gabriel Santos e Rafael Takacs.

Fazemos análises, com contextos e dados, indicamos palpites de apostas, compartilhamos dicas e resultados, sempre de forma leve e bem humorada. Dá uma moral lá, porque a gente merece!

6.3.25

Li e recomendo: "Adriano - Meu medo maior"

 Biografia do ex-jogador de futebol Adriano "Imperador", em coautoria com o jornalista Ulisses Neto, publicado pela Editora Planeta.


São 500 páginas que fluem rapidamente porque é como se você se sentasse entre os amigos de Adriano, numa conversa bem informal, e ele fosse contando as etapas mais importantes da sua vida, especialmente da carreira futebolística.

Ulisses não apenas captou essas fases sob a ótica do biografado, mas narrou "como se entrasse na alma de Adriano". Tanto que, ao submeter o texto final ao crivo do protagonista, nada foi alterado, suprimido, trocado.

Tive o privilégio de conhecer Ulisses no evento de lançamento do livro aqui em SP, na Av. Paulista, com sessão de autógrafos de Adriano, em novembro passado. Por intermédio do amigo Thybor, que foi colega de trabalho de Ulisses e me passou seu contato para que, após minha leitura, meses depois, eu pudesse parabenizar seu autor e tirar algumas curiosidades sobre o processo de produção do livro, afinal sou um jornalista fã de biografias e interessado no labor do biógrafo.

Ulisses me contou que precisou usar diferentes técnicas de captação de dados para conseguir se adaptar ao ritmo do seu biografado, pouco afeito a entrevistas formais. Além de ter complementado as entrevistas com ele com entrevistas a familiares e amigos próximos, o jornalista conseguiu passar muito tempo com o Adriano seguindo a rotina dele, convívio fundamental para a extração da persona. Com o desafio de não gravar nem anotar na hora essas interações informais, para não afetar a espontaneidade de cada momento, recorrendo à memória quando acabava cada encontro e buscava registrar o máximo que se lembrava.

Um desafio que Ulisses cumpriu com maestria, revelando o lado humano do ídolo, esportista, nascido na favela e tornado milionário precocemente, um homem afetado ainda jovem por dramas familiares e pessoais, vitórias e derrotas midiáticas. Leitura recomendadíssima, ainda mais se você também curte futebol como eu.